Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RafaelPortoSantori.pdf951,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo da mudança organizacional a partir da reestruturação empresarial : os resultados da junção de dois departamentos
Autor(es): Santori, Rafael Porto
Orientador(es): Sousa, Marcelo Paiva de
Assunto: Gestão de mudanças
Organizações - mudanças
Empresas - fusão e incorporação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 31-Jul-2015
Referência: SANTORI, Rafael Porto. Um estudo da mudança organizacional a partir da reestruturação empresarial: os resultados da junção de dois departamentos. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As organizações estão hoje inseridas em um cenário global dinâmico e cada vez mais competitivo. Deste modo, a sua sobrevivência está diretamente relacionada com a capacidade que a empresa possui de trabalhar com mudanças para adaptação às condições do meio em que está inserida. Nesse contexto, este trabalho busca investigar algumas questões relacionadas ao processo de mudança organizacional ocorrido a partir da junção das áreas de processos e tecnologia da informação em uma empresa predeterminada. Para tanto, algumas entrevistas foram realizadas com gestores da organização, de modo que fosse possível investigar os motivos pelo qual a empresa adotou essa estratégia, descrevendo alguns aspectos do processo de transição, bem como a percepção gerencial acerca dos resultados desse fenômeno. Além da realização de entrevistas, a metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e a observação de fatores relevantes na empresa que estivessem relacionados com a mudança. Os resultados obtidos no trabalho indicam para a falta de uma estratégia formal para a gestão da mudança organizacional, utilizando-se apenas alguns instrumentos informais de controle durante a alteração. Esse fator está relacionado com o desconhecimento de alguns clientes sobre os possíveis ganhos da fusão entre os departamentos, trazendo também certa resistência entre os atores da mudança. Ainda assim, percebeu-se um consenso entre todos os entrevistados que a mudança resolveu, mesmo que parcialmente, os principais problemas existentes, que eram o desgaste no relacionamento e alto grau de conflito entre as gerências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons