Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10765
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcelMenezesdeAndradePrado.pdf373,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: América Latina vs. Zona do euro : diferenças e semelhanças entre a crise de 1982 e a crise do euro atual
Autor(es): Prado, Marcel Menezes de Andrade
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Crise de 1982
Crise da Zona do Euro
Dívida externa
União monetária
Data de apresentação: 26-Fev-2015
Data de publicação: 30-Jul-2015
Referência: PRADO, Marcel Menezes de Andrade. América Latina vs. Zona do euro: diferenças e semelhanças entre a crise de 1982 e a crise do euro atual. 2015. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Crise do México em 1982 iniciou o período da América Latina que seria conhecido como a “década perdida”. A América Latina se endividaria excessivamente e veria esses recursos serem implementados em investimentos pouco rentáveis. Com a elevação dos juros a partir de 1981, e a crise que a sucedeu, quase todas as economias latino-americanas viram seus níveis de investimento cair gravemente e de forma persistente, causando contração do PIB e da renda e gerando problemas no pagamento da dívida externa. Em 2008 a crise do subprime reduziu boa parte dos financiamentos que mantinham o investimento e o consumo de várias economias na zona do euro. Agora, várias economias se encontram com a dívida externa e pública em níveis preocupantes em relação ao PIB e a integridade da zona está em xeque. Esse trabalho tem como objetivos, analisar ambas as crises e ver em que medida as lições aprendidas na crise da América Latina podem ajudar situação atual das economias dentro da união monetária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação - FACE. Departamento de Economia, 2015
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons