Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VitoriaAmbroziodeAssis.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre indicadores financeiros e desempenho em mercado de ações : estudo sobre empresas de Construção Civil da BM&FBOVESPA
Autor(es): Assis, Vitória Ambrozio de
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Indicadores econômicos
Ações (Finanças)
Construção civil - empresas
Regressão linear (Estatística)
Ações (Finanças) - mercado
Mercado financeiro
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: ASSIS, Vitória Ambrozio de. Relação entre indicadores financeiros e desempenho em mercado de ações: estudo sobre empresas de Construção Civil da BM&FBOVESPA. 2014. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi saber se existe e qual é a relação entre alguns indicadores econômico-financeiros e de mercado e o retorno ajustado ao risco das ações de empresas de Construção Civil listadas na BM&FBOVESPA. Primeiramente, foram selecionadas cinco empresas para o estudo que apresentassem resultados correspondentes ao perfil de desempenho alto, médio-alto, médio, médio-baixo e baixo no mercado de ações. Foi então utilizado o Modelo de Regressão Múltipla para analisar a relação histórica entre as variáveis independentes Margem EBITDA, Margem Líquida, Giro do Ativo Operacional, Aplicação em Estoques, ROE, ROA, Liquidez Geral, Endividamento Total e a variável dependente Retorno Ajustado. Nos resultados, apenas os indicadores Margem EBITDA e ROA não tiveram sua hipótese de relação com a variável dependente não rejeitada. Este estudo possibilitou acrescentar a literatura novos indicadores econômico-financeiros que estão relacionados com o desempenho das empresas no mercado de ações e que podem ser relevantes na elaboração de novas hipóteses e novos modelos de análise. O presente trabalho concluiu que os indicadores econômico-financeiros e de mercado têm sim capacidade preditiva para identificar tendências no retorno das ações no mercado de capitais, mas os resultados encontrados indicam que ainda existem variáveis independentes não contempladas na hipótese levantada que influenciam significativamente a capacidade preditiva do modelo exposto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons