Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenatoHidekiTateishideMorais.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalhadores negros : uma análise do racismo no ambiente de trabalho
Autor(es): Morais, Renato Hideki Tateishi de
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Negros - emprego
Racismo
Ambiente de trabalho
Diversidade no local de trabalho
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: MORAIS, Renato Hideki Tateishi de. Trabalhadores negros: uma análise do racismo no ambiente de trabalho. 2014. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar vivências de trabalhadores negros no ambiente de trabalho. Foi realizada pesquisa de campo com sete trabalhadores negros, de ambos os sexos, empregados de empresas públicas e privadas no Distrito Federal. Foi desenvolvido um roteiro de entrevista com 13 perguntas, relacionadas a diferentes aspectos da vida social e do ambiente de trabalho destes trabalhadores. Analisaram-se dificuldades percebidas pelos negros no ambiente profissional em consequência do racismo: dificuldades relacionadas ao acesso, à carreira, às relações interpessoais e à gestão da diversidade. Constatou-se que a identidade racial está relacionada às dificuldades percebidas ao longo da vida; que há uma pirâmide demográfica assimétrica do ponto de vista racial; que o tema da gestão da diversidade ainda não encontra penetração no mundo do trabalho; e, principalmente, que o racismo tem impactos estruturais tanto no nível social quanto nos níveis do trabalho e pessoal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons