Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RommelGomesResende.pdf3,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de dirigentes da FUNAI a respeito da gestão da política indigenista brasileira realizada pelo órgão
Autor(es): Resende, Rommel Gomes
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Política indigenista
Administração pública
Gestão pública
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: RESENDE, Rommel Gomes. Percepção de dirigentes da FUNAI a respeito da gestão da política indigenista brasileira realizada pelo órgão. 2014. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo do autor, no presente trabalho, é identificar a percepção de dirigentes da FUNAI – Fundação Nacional do Índio – a respeito da condução da política indigenista brasileira realizada pelo órgão. Para atingir esse objetivo, formulou-se um roteiro de entrevista dividido em quatro seções: (a) aspectos pessoais dos dirigentes, (b) infraestrutura disponível para o trabalho, (c) avaliação de desempenho, (d) relação da FUNAI com a sociedade brasileira. As entrevistas foram realizadas com dois Diretores e onze Coordenadores Gerais da FUNAI, e os dados primários obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a estrutura da FUNAI apresenta nítida diferenciação entre a sede e as unidades descentralizadas, sob os aspectos de recursos materiais e tecnológicos, e que as maiores dificuldades para a realização do trabalho no órgão encontram-se na falta de recursos humanos e na falta de capacitação de pessoal. Além disso, constatou-se que o órgão carece de uma avaliação de desempenho que demonstre resultados claros a respeito da produtividade de seus servidores e da efetividade da política indigenista. Embora considerem a FUNAI importante para os índios, para o governo federal e para a sociedade brasileira, os dirigentes reconhecem que a gestão da política indigenista precisa melhorar o atendimento aos índios e que a sociedade precisa conhecer mais sobre o trabalho do órgão. Em relação ao governo federal, os dirigentes da FUNAI sentem que o órgão encontra-se em uma posição ambígua, visto como um defensor dos direitos humanos, por meio da política indigenista, mas também como um entrave ao desenvolvimento nacional. Como propostas práticas para a melhoria da gestão da política indigenista brasileira, os dirigentes da FUNAI apresentaram a realização de novo concurso público, o aumento do investimento na estrutura das unidades descentralizadas, o fortalecimento da capacitação de pessoal e do processo de avaliação de desempenho e a melhoria da imagem institucional do órgão por meio do aperfeiçoamento da comunicação social externa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons