Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10726
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThaisMaraPinheiroFernandes.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre valores organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas em uma empresa pública do Distrito Federal
Autor(es): Fernandes, Thais Mara Pinheiro
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Valores organizacionais
Empresas públicas
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: FERNANDES, Thais Mara Pinheiro. A relação entre valores organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas em uma empresa pública do Distrito Federal. 2014. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nota-se que os valores organizacionais possuem uma relação direta com as práticas das organizações, dentre elas, as de gestão de pessoas, pois ambos formam o núcleo da cultura de cada organização. Por conseguinte, o objetivo geral deste estudo foi analisar a relação existente entre valores organizacionais, como variável independente, e políticas e práticas de gestão de pessoas, como variável dependente. A pesquisa pode ser classifica como teórico-empírica quanto ao seu enquadramento, e quantitativa quanto à sua natureza. A escala de valores organizacionais utilizada é a de Porto et al. (2013) e a escala de políticas e práticas de gestão de pessoas (EPPRH) é de Demo e Rozzet (2012). A pesquisa foi aplicada em uma empresa pública do ramo de agricultura do Distrito Federal, utilizando questionários aplicados online e presencialmente. Quanto às análises utilizadas, foi realizado Escalonamento Multidimensional (MDS) para os dados de valores organizacionais, e regressões múltiplas lineares para analisar a relação existente entre as duas variáveis. Além disso, foi realizada uma revisão bibliométrica para as duas variáveis no período de 2009 a 2014, analisando os periódicos científicos de primeira linha e a institucionalização das pesquisas no Brasil para cada uma das variáveis foi traçada. Por meio dos resultados coletados, é possível afirmar que existe uma relação de predição entre as duas variáveis de estudo, sendo os valores relativos a igualitarismo foram os que mais predisseram as práticas de GP da organização estudada. A pesquisa contribui para o campo do Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, uma vez que investigou uma relação que ainda não havia sido explorada na literatura. Ademais, é um diagnóstico para que os gestores identifiquem áreas da GP que necessitam de melhorias a fim de aprimorar o bem-estar das pessoas e os resultados organizacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons