Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PauloAugustodeSouzaCezar.pdf4,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística humanitária : a atuação do Exército Brasileiro no Haiti pós sismo de 2010
Autor(es): Cezar, Paulo Augusto de Souza
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística humanitária
Catástrofes naturais
Brasil. Exército
Haiti
Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH)
Ações humanitárias
Data de apresentação: 16-Set-2014
Data de publicação: 27-Jul-2015
Referência: CEZAR, Paulo Augusto de Souza. Logística humanitária: a atuação do Exército Brasileiro no Haiti pós sismo de 2010. 2014. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo da logística humanitária vem ganhando espaço no meio acadêmico, tendo em vista o aumento do número de desastres naturais que demandam ações humanitárias pelo mundo, como exemplo do Japão em 2011, Oceano Índico em 2004, Paquistão em 2005, dentre outros diversos exemplos catastróficos. A presença militar é muito comum nesses casos, no entanto ainda são poucos os trabalhos realizados com o foco de tratar dessas forças armadas. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar o papel do Exército Brasileiro no Haiti, após o sismo de 2010, principalmente no que diz respeito à logística humanitária. Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e utilizou-se como procedimento técnico o estudo de caso da atuação do Exército Brasileiro no Haiti. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas com militares que atuaram no Haiti. A análise dos resultados ocorreu com base na análise categorial temática. Esse trabalho verificou diferenças e semelhanças entre a logística humanitária e a logística empresarial; identificou atividades, desafios da logística militar no Haiti; e relacionou a atividade militar às fases da ação humanitária e aos subsistemas logísticos. Com isso, o trabalho contribuiu para o entendimento da dimensão de uma estrutura militar em ações humanitárias, como ocorre a atuação dessa estrutura no campo e um conseqüente aprimoramento da visão da logística no setor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons