Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Meneses, Pedro Paulo Murce | - |
dc.contributor.author | Cruzeiro, Mayra Cristine Pereira | - |
dc.identifier.citation | CRUZEIRO, Mayra Cristine Pereira. Relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa. 2014. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. | en |
dc.description.abstract | Os profissionais que atuam em gestão de pessoas buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a maneira como as pessoas lidam com as ações de capacitação e o que pode ser feito para aumentar o seu efeito. Como um destes fatores, a identificação da percepção de suporte à aprendizagem é de grande valia para o sucesso das ações educacionais, assim como as crenças sobre o sistema de treinamento como importante variável preditora do impacto das ações de capacitação no trabalho. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi testar, empiricamente, a relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças dos indivíduos a respeito do sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa. Com esse intuito, a pesquisa percorreu as seguintes etapas, estabelecidas como objetivos específicos: identificar, empiricamente, as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento dos empregados da Organização Alfa. Para o alcance dos objetivos propostos foi aplicado, junto aos empregados, os instrumentos: Escala de Crenças sobre Treinamento – ECST e Escala de Suporte à Aprendizagem. Com amostragem por conveniência foram obtidos 202 questionários válidos. Para a compreensão dos dados foram utilizadas análise estatística descritiva e análise correlacional, como o coeficiente de Pearson. Os resultados demonstraram que os empregados da Organização Alfa apresentam percepções favoráveis sobre o suporte à aprendizagem, bem como crenças positivas sobre o sistema de treinamento, porém as duas variáveis apresentam correlação positiva fraca, podendo representar falhas no levantamento de necessidades de treinamento. As limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única organização e o tipo de análise estatística utilizada. Para futuras investigações, sugere-se o estudo da relação entre outras variáveis preditoras de aprendizagem, utilizando análises estatísticas mais robustas, e a ampliação da amostra. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Treinamento profissional | en |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | en |
dc.title | Relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-07-27T15:00:03Z | - |
dc.date.available | 2015-07-27T15:00:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-27T15:00:03Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10712 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|