Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NatashaCarayannisCardeal.pdf658,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos empregados de uma instituição financeira sobre qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Cardeal, Natasha Carayannis
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bem-estar no trabalho
Gestão de pessoas
Instituições financeiras
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 27-Jul-2015
Referência: CARDEAL, Natasha Carayannis. Percepção dos empregados de uma instituição financeira sobre qualidade de vida no trabalho. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A qualidade de vida no trabalho (QVT) tem se mostrado, cada vez mais, fundamental para a promoção do bem-estar no trabalho. Baseada em uma visão contra-hegemônica de QVT, centrada no olhar dos empregados, a presente pesquisa investigou a percepção de QVT dos empregados pertencente a uma instituição financeira, bem como, as suas representações de bem-estar no trabalho (BET) e mal-estar no trabalho (MET). Essas representações foram investigadas pois balizam e modulam a presença ou a ausência de QVT. A pesquisa possui um caráter exploratório, para um primeiro contato com a instituição. O instrumento utilizado foi a parte qualitativa do inventario (IA_QVT), validado no Brasil. O tratamento dos dados foi feito pela pesquisadora com base na “organização da análise” de Laurence Bardin. Participaram da pesquisa 32 empregados (de um universo de 48) um uma unidade da instituição. Desses respondentes, 16 sã do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Os resultados evidenciaram cinco núcleos temáticos (NTED) relacionados à percepção de QVT na visão dos empregados; cinco relacionados às representações de BET; e três relacionados as representações de MET. Posteriormente foram apresentados os aspectos estruturantes de cada núcleo temático identificado, para uma análise mais precisa dos discursos dos respondentes. Esses aspectos são essenciais, pois serviram como base para delinear as principais percepções e focos de qualidade de vida no trabalho, na visão dos respondentes, presentes nesse contexto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons