Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10708
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NatashaMilhomemRibeiroLopes.pdf945,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compras Públicas Sustentáveis : estudo de caso em um banco público federal
Autor(es): Lopes, Natasha Milhomem Ribeiro
Orientador(es): Andrade, Lúcia Cristina Gama de
Assunto: Compras públicas sustentáveis
Licitação pública
Logística reversa
Administração pública - logística reversa
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 27-Jul-2015
Referência: LOPES, Natasha Milhomem Ribeiro. Compras Públicas Sustentáveis: estudo de caso em um banco público federal. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As Compras Públicas Sustentáveis surgem com objetivo de realizar a escolha mais vantajosa, tanto em termos econômicos como ambientais, visando economia a longo prazo. Estas, utilizando-se do poder de compra do Estado, possuem a capacidade de fomentar o mercado de produtos sustentáveis, bem como o de empresas que implementem a logística reversa. Assim o poder público almeja o desenvolvimento sustentável. O presente estudo teve como objetivo geral descrever como ocorre o processo de compras públicas sustentáveis de equipamentos de informática em um banco público federal. Visando atingir este objetivo, realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, por se tratar de um fenômeno contemporâneo. Foram realizadas entrevistas com três servidores da empresa pública estudada, com utilização de um roteiro de entrevistas semiestruturado. A análise de conteúdo foi do tipo categorial temática, visando atingir cada um dos objetivos específicos da pesquisa. Verificou-se que o processo de compras de equipamento de informática na empresa pública estudada utiliza alguns critérios sustentáveis, podendo ser considerada uma compra sustentável, porém verificou-se que este pode ser melhorado. Não observou-se uma logística reversa bem estruturada de ativos de TI na Empresa, apresentando ações isoladas que resultam na utilização de depósitos para estocar produtos descartados e sem descarte definido. Este trabalho contribui para o prolongamento da discussão sobre compras sustentáveis e o emprego da logística reversa por parte da Administração Pública. Além de ampliar a discussão de técnicas que proporcionem o desenvolvimento sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons