Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizaNevesTelesPrieto.pdf379,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A episiotomia de rotina é uma prática baseada em evidência? Uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Prieto, Luiza Neves Teles
Orientador(es): Moura, Leides Barroso de Azevedo
Assunto: Episiotomia
Violência obstétrica
Mulheres - saúde e higiene
Mulheres - violência
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: PRIETO, Luiza Neves Teles. A episiotomia de rotina é uma prática baseada em evidência? Uma revisão integrativa de literatura. 2015. 18 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A episiotomia, uma incisão perineal utilizada para ampliar o canal de parto, é um procedimento cirúrgico realizado sem o consentimento livre e esclarecido da mulher. Objetivando descrever a escassez de evidências científicas que fundamentam a prática da episiotomia durante a assistência aos partos, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com avaliação dos artigos segundo nível de evidência e Qualis Capes dos periódicos em que foram publicados. Realizou-se busca em base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e selecionou-se 13 artigos. Os resultados mostram uma maior frequência de pesquisas com abordagem qualitativa 46% (N=6), autores principais do sexo feminino 92% (N=12), da enfermagem 70% (N=9), periódicos indexados na enfermagem com Qualis B1 46% (N=6), com nível 4 de evidência científica 92% (N=12).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons