Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelOliveiraGoncalves.pdf529,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avanços e desafios dos hospitais universitários na produção científica
Autor(es): Gonçalves, Rafael Oliveira
Orientador(es): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Assunto: Hospitais universitários
Hospitais universitários - produção científica
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: GONÇALVES, Rafael Oliveira. Avanços e desafios dos hospitais universitários na produção científica. 2015. 23 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Hospitais são instituições de organização complexa que têm a finalidade precípua de prover procedimentos diagnósticos e terapêuticos à população do local onde está inserido. E, tratando-se de Hospitais Universitários (HUs), a complexidade se torna maior por estes serem instituições que, além de prestarem serviços de assistência médico-hospitalar, servem de campo de prática para atividades de ensino e de pesquisa acadêmica na área de saúde. Têm-se como objetivo: identificar os avanços e os desafios dos Hospitais Universitários na produção científica. Trata-se de Revisão Integrativa, esta investigação é desdobramento de um artigo desenvolvido no Programa de Iniciação Científica. Realizou-se a pesquisa eletrônica no mês de maio de 2015, nas bases de dados: SCIELO, LILACS, Portal de Periódicos da CAPES e MEDLINE com os descritores: (Hospital Universitário), (Sistema Único de Saúde), (Trabalho), (Assistência), (Pesquisa) e (Ensino). Os critérios de inclusão dos trabalhos foram: produções em português e inglês; período de 2010 a 2015; região: Brasil; estudos disponíveis na íntegra; inclusão de teses, dissertações e informes técnicos; assunto principal Hospital Universitário. Critérios de exclusão: produções repetidas; estudos que tenham os HUs somente como cenário de estudo; trabalhos que não apresentavam o texto na íntegra. Obteve-se 16 (dezesseis) estudos na íntegra para a amostra, os dados coletados foram classificados, analisados e categorizados, com a finalidade de agrupar conhecimento atual acerca do objeto estudado. A base de dado com mais estudo levantado foi a SCIELO. O quantitativo de estudos que possuem o HU como cenário de elaboração de pesquisas é muito alto, ao contrário, levando em consideração o HU como objeto de investigação são poucos estudos realizados. Levando-se em consideração as regiões que obtiveram maior número de estudos publicados segundo a afiliação do primeiro autor, a região sudeste se destaca com nove estudos. Dos dezesseis estudos selecionados, oito possuíam temática voltada para a gestão, principalmente nas formas de melhoria do processo organizativo das instituições por meio da análise dos indicadores que envolvem o desempenho dos HUs nos diversos campos de atuação. Neste contexto, após a análise dos resultados identificados nos estudos, o eixo de desafios se sobressaiu principalmente na área da gestão, e os avanços necessitam de uma maior difusão, com o propósito de alcançar toda a rede de HUs do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons