Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TalitaFarajFaria.pdf480,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidência de lesões de pele em neonatos internados na unidade de terapia intensiva neonatal
Autor(es): Faria, Talita Faraj
Orientador(es): Kamada, Ivone
Assunto: Recém-nascidos - assistência hospitalar
Pele - ferimentos e lesões
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: FARIA, Talita Faraj. Incidência de lesões de pele em neonatos internados na unidade de terapia intensiva neonatal. 2015. 19 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever a incidência de lesões de pele em recém-nascidos internados em uma UTI Neonatal de um hospital público de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Trata-se de um estudo prospectivo, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado com 104 neonatos de setembro a dezembro de 2014. Dos neonatos estudados, 42 desenvolveram lesões de pele, totalizando 77 lesões, sendo as mais incidentes: dermatite de fralda (15,4%), edema (15,4%), eritema (13,5%) e infiltração (12,5%), seguidas de ulceração (5,7%) e equimose (4,8%) e descamação (3,8%). Os dados foram analisados utilizando-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS) versão 21.0 e incluiu frequência absoluta e relativa, além de média e desvio padrão. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade da criação de protocolos e/ou utilização de instrumentos que visem a manutenção da integridade da pele do recém-nascido, podendo ser ferramentas úteis para identificar qualquer alteração no sistema tegumentar do neonato e assim prevenir ou diminuir sua incidência e suas consequências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons