Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizaHelenaBritoCalasans.pdf329,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estresse da equipe de enfermagem dos serviços de urgência e emergência : uma revisão de literatura
Autor(es): Calasans, Luiza Helena Brito
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Enfermeiros - prática profissional
Enfermeiros - estresse laboral
Esgotamento profissional
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: CALASANS, Luiza Helena Brito. Estresse da equipe de enfermagem dos serviços de urgência e emergência: uma revisão de literatura. 2015. [24] f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: O Pronto Socorro é um dos setores mais desgastantes dos hospitais. As experiências estressantes no cotidiano laboral interferem na vida social e emocional do trabalhador. A importância de identificar o desgaste ou como se manifesta o sofrimento no trabalho envolve a chance de uma mudança a partir de estratégias para minimizar esse sofrimento, tornando o trabalho mais eficaz e até trazendo uma maior valorização para os profissionais de enfermagem como seres humanos. Objetivos: Caracterizar a produção científica acerca do estresse laboral da equipe de enfermagem dos serviços de urgência e emergência a fim de verificar o conhecimento sobre o assunto e conhecer as lacunas dessa produção. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada por meio de busca online das produções científicas nacionais sobre estresse da equipe de enfermagem dos serviços de urgência e emergência no período de 2005 a 2015, nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Resultados e Discussão: Com a análise dos dados foram identificadas três principais temáticas abordadas nos estudos: fatores causadores de estresse, sintomas do estresse e estratégias para prevenir e/ou reduzir o estresse laboral. Conclusão: É clara a necessidade de que sejam realizados mais estudos sobre estresse laboral das equipes de enfermagem de urgência e emergência para que tal conhecimento sirva como embasamento teórico para discussões e proposições de políticas e estratégias em favor de melhorias nas condições de trabalho e qualidade de vida desses trabalhadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons