Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaGracielleRodrigues.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização de idosos residentes no Paranoá, Distrito Federal em relação aos dados sociodemográficos, epidemiológicos e estado funcional e mental
Autor(es): Rodrigues, Juliana Gracielle
Orientador(es): Faustino, Andréa Mathes
Assunto: Paranoá (DF) - idosos
Idosos - saúde
Idosos - capacidade funcional e cognitiva
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: RODRIGUES, Juliana Gracielle. Caracterização de idosos residentes no Paranoá, Distrito Federal em relação aos dados sociodemográficos, epidemiológicos e estado funcional e mental. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: INTRODUÇÃO: A presença de doenças crônicas, bem como outras variáveis sociodemográficas podem influenciar no estado de saúde ou doença de pessoas idosas, ou seja, no estado funcional e mental. A capacidade funcional pode ser definida como a eficiência do idoso em corresponder às demandas físicas do cotidiano, que compreende desde as atividades básicas para uma vida independente até as ações mais complexas da rotina diária. A capacidade cognitiva se relaciona com a manutenção dos aspectos de orientação pessoal, espacial, temporal e a capacidade de ter novos aprendizados. OBJETIVOS: Objetivo geral foi caracterizar os idosos do Paranoá, Distrito Federal (DF), em relação às situações sociodemográficas, epidemiológicas, cognitivas e funcionais. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de estudo transversal, descritivo, observacional que explorou fonte de dados secundária, de cadastro dos idosos no serviço de saúde, em um Centro de Saúde (CS) de atenção primária, em uma área metropolitana de Brasília, que no caso a região foi a do Paranoá, que frequentaram o serviço entre os anos de 2011 e 2012. Foram utilizados informações contidas na ficha de cadastro do idoso do DF e os resultados dos testes sobre capacidade funcional de Katz e Lawton, e avaliação cognitiva do Mini Exame do Estado Mental. RESULTADOS: A amostra final foi composta por 39 registros de idosos, tendo 72 anos de média de idade, 69% eram naturais da região nordeste, 67% do sexo feminino, 51% se autodeclararam da cor branca, 46% eram casados e 44% frequentaram a escola de 1 a 4 anos. O problema de saúde mais referido foi a hipertensão arterial (85%) seguido de doença osteoarticular (28%). Em relação a capacidade funcional 79% eram independentes para as atividades básicas e para as atividades instrumentais 51 % possuíam dependência parcial. Quanto ao estado mental em todos os níveis de escolaridade a média dos resultados ficou abaixo do esperado em relação ao escore mediano mínimo exigido pelo teste. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados podem favorecer na elaboração de programas voltados para a manutenção da capacidade funcional e cognitiva e intervenções em quesitos sociais que porventura sejam possíveis de modificar, pois trouxe alguns aspectos, apesar da pequena amostra, um retrato da população de idosos de uma região metropolitana de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons