Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlaviaSoaresdaSilva.pdf629,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida de doentes renais crônicos sob programa de hemodiálise : revisão integrativa
Autor(es): Silva, Flávia Soares da
Orientador(es): Lino, Margarete Marques
Assunto: Doença renal crônica
Hemodiálise
Hemodiálise - pacientes - qualidade de vida
Insuficiência renal
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: SILVA, Flávia Soares da. Qualidade de vida de doentes renais crônicos sob programa de hemodiálise: revisão integrativa. 2015. v, 39 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A doença renal crônica é uma síndrome complexa, crônica e terminal, que causa uma série de restrições físicas, psíquicas, familiares, sociais, espirituais e econômicas. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal que se caracteriza como um processo paliativo, objetivando aumentar a expectativa de vida dos pacientes. O objetivo do estudo foi sintetizar a contribuição de pesquisas realizadas sobre a qualidade de vida das pessoas em tratamento hemodialítico quanto aos principais aspectos que influenciam a qualidade de vida. Utilizando o método de revisão integrativa, foram encontrados 29 artigos em português, indexados nas bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE e SCIELO. Observou-se que na maioria dos estudos a qualidade de vida foi afetada pelo tratamento, principalmente no que tange aos domínios relacionados ao estado físico em geral. Conclui-se que a qualidade de vida de pacientes renais crônicos, como demonstrado no presente estudo, é bastante comprometida, sendo possível observar que os aspectos físicos e emocionais merecem maior atenção.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons