Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CrissiaMariaMenezesCosta.pdf247,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida em pessoas com lesão medular : uma revisão de literatura
Autor(es): Costa, Críssia Maria Menezes
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Medula espinhal - ferimentos e lesões
Pacientes - qualidade de vida
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: COSTA, Críssia Maria Menezes. Qualidade de vida em pessoas com lesão medular: uma revisão de literatura. 2015. 15 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: A lesão medular é uma agressão à medula espinhal decorrente de traumatismo ou doença que pode levar a alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. Por ser uma situação grave e irreversível, exige um programa de reabilitação longo, complexo e eficaz, que na maioria das vezes não leva à cura, mas auxilia na adaptação à nova vida. Esse processo de reabilitação se inicia no primeiro atendimento e vai para além da prevenção dos danos causados pela lesão, objetivando principalmente a melhora da qualidade de vida (QV) por meio da independência funcional, da melhora da autoestima e da inclusão social. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa de artigos originais que abordem o tema, nos anos de 2005 a 2015, com o intuito de avaliar como a QV em pessoas com lesão medular é abordada na literatura nacional. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizado por meio de busca online das produções científicas nacionais sobre a QV em lesados medulares, no período de 2005 a 2015, nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF. Resultados e Discussão: Com a análise dos dados foi possível identificar três eixos temáticos sobre a abordagem da QV em pessoas com lesão medular - Avaliação da QV em lesados medulares por meio de instrumentos, Influências sobre a QV e Estratégias de enfrentamento da lesão medular e a QV. Conclusão: Essa pesquisa mostra como a adaptação a lesão medular é um processo complexo e que tem um impacto direto sobre a QV das pessoas. Compreender a percepção desses indivíduos acerca da sua condição e dos fatores que interferem em sua QV é uma importante forma de conhecer a realidade vivida por eles, e assim, ter subsídios concretos para propiciar melhorias na abordagem ao lesado medular.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons