Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaKarineLopesBohrer.pdf449,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vulnerabilidade à infecção pelo HIV em mulheres profissionais do sexo : revisão sistemática
Autor(es): Bohrer, Jéssica Karine Lopes
Orientador(es): Monteiro, Pedro Sadi
Assunto: Profissionais do sexo
Prostituição
HIV (Vírus)
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 6-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: BOHRER, Jéssica Karine Lopes. Vulnerabilidade à infecção pelo HIV em mulheres profissionais do sexo: revisão sistemática. 2015. 22 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Levando-se em consideração a problemática vivenciada no trabalho das mulheres profissionais do sexo, o presente trabalho apresenta esclarecimento a respeito da vulnerabilidade à infecção pelo HIV nestas mulheres, por meio de revisão de artigos indexados em bases de dados. Objetivo: identificar evidências que envolvem a temática da vulnerabilidade à infecção pelo HIV em mulheres profissionais do sexo. Metodologia: estudo exploratório, realizado por meio de revisão integrativa da literatura científica indexada em bases de dados eletrônicas. Os descritores escolhidos apenas em português foram colocados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO e foram “HIV”, “Vulnerabilidade”, “Profissionais do sexo”, “Prostituição” e “Saúde da mulher”. Como critérios de inclusão, definiu-se que os artigos deveriam: ter sido publicados entre 2010 e 2015; serem originais; discorrer sobre a temática investigada, contemplando a vulnerabilidade à infecção pelo HIV em profissionais do sexo; apresentar textos na íntegra em português, inglês e espanhol, com limite de: humano, adulto e mulher. Foram excluídos artigos repetidos, que não estavam na íntegra e os que não discorriam sobre a temática do trabalho. Resultados e discussão: Os artigos incluídos permitiram abordagens de assuntos como: abuso sexual na infância, uso de álcool e outras drogas, fatores socioculturais e econômicos, desinformação sobre os sinais e sintomas de DST e HIV e práticas sexuais desprotegidas. Observou-se que os fatores socioculturais e econômicos são os principais fatores para a vulnerabilidade ao HIV em mulheres profissionais do sexo. Verificou-se certa desinformação por parte das mulheres profissionais do sexo em relação aos sinais/sintomas de DST\HIV. Comportamentos sexuais de risco podem ser associados à históricos de abusos sexuais na infância Considerações finais: a maioria dos artigos referem a disseminação do vírus da imunodeficiência humana à alta prevalência de doenças sexualmente transmissíveis entre mulheres profissionais do sexo. Alguns artigos descreveram que a infecção por DST e HIV está relacionada às relações extraconjugais por meio do sexo comercial. Verificou-se que as mulheres possuem o conhecimento mínimo no tocante a transmissão do HIV e sinais e sintomas das DST, evidenciando o elevado risco dessa população as doenças de transmissão sexual. A maioria das mulheres reconhece a necessidade e a importância do uso do preservativo durante a relação sexual, porém poucas usam frequentemente. Há grande relação entre o trabalho sexual feminino e o uso de drogas. Em alguns artigos foi descrito sobre a dificuldade de acesso à obtenção e continuidade do cuidado à saúde dessa população vulnerável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons