Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaMariaBorgesAraujo.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intenção empreendedora dos alunos de graduação em administração da UnB : como a trajetória no curso os afeta?
Autor(es): Araújo, Luíza Maria Borges
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empreendedorismo
Administração - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Administração - alunos
Educação empreendedora
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: ARAÚJO, Luíza Maria Borges. Intenção empreendedora dos alunos de graduação em administração da UnB: como a trajetória no curso os afeta?. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Entre os principais determinantes do sucesso da atividade empreendedora no Brasil, destacam-se educação e capacitação do empreendedor. Com o propósito de investigar a intenção empreendedora de indivíduos com formação voltada à Administração, este estudo teve por objetivo verificar como a intenção empreendedora (IE) dos alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília se altera ao longo da graduação. Para isso, utilizou-se pesquisa quantitativa e explicativa com aplicação do Questionário da Intenção Empreendedora (QIE) (CHEN; LIÑAN, 2009), validado em um estudo cross cultural. O questionário foi aplicado a uma amostra de 417 alunos representantes de uma população de 1258, distribuídos do primeiro ano ao quinto ano de graduação. Utilizou-se Análise Fatorial e Modelagem de Equações Estruturais para teste do modelo de predição da IE. Resultados apontam que o score médio da IE dos alunos do primeiro ano da graduação é elevado (9,57), caindo abruptamente nos anos 2, 3 e 4 (-0,99, -0,35 e - 0,45, respectivamente) e se elevando a 7,10 no ano 5. Pode-se notar também que alunos que participaram de atividades extracurriculares como empresa júnior e estágio em empresa privada apresentaram um alto score médio da IE. O presente estudo busca contribuir para o progresso do curso de Administração na UnB no sentido de incentivar e promover o empreendedorismo, tanto como uma opção de carreira quanto um campo de estudo e pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons