Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnneRodriguesFerreira.pdf211,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do conhecimento de enfermeiros sobre medidas de biossegurança na administração de antineoplásicos : estudo transversal
Autor(es): Ferreira, Anne Rodrigues
Orientador(es): Vasques, Christiane Inocêncio
Assunto: Biossegurança
Antineoplásicos
Riscos ocupacionais
Enfermeiros - prática profissional
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: FERREIRA, Anne Rodrigues. Avaliação do conhecimento de enfermeiros sobre medidas de biossegurança na administração de antineoplásicos: estudo transversal. 2015. [17] f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: Identificar o conhecimento de enfermeiros a respeito das medidas de biossegurança para administração de antineoplásicos. Método: Trata-se de estudo transversal descritivo cuja amostra foi composta por enfermeiros de um hospital geral. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2015 por meio de questionário auto aplicado e os dados foram analisados por meio de medidas de tendência central, dispersão e de correlações. Resultados: A amostra final foi composta por 30 sujeitos, idade média 31,7 sendo que 23 deles informaram nunca ter recebido capacitação para trabalhar com quimioterápicos. A pontuação média alcançada pelos sujeitos foi de 27,6 de um total possível de 37 pontos. Os enfermeiros com maior tempo de experiência com quimioterápicos e aqueles que trabalhavam no ambulatório de quimioterapia apresentaram pontuações significativamente maiores no questionário (p= 0.046 e p= 0.024, respectivamente). Conclusão: Os enfermeiros da instituição pesquisada apresentam conhecimento parcialmente adequado às recomendações de biossegurança. A identificação de lacunas no conhecimento desses profissionais pode orientar o desenvolvimento de protocolos e programas de capacitação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons