Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KarlaMayaraDomingosdaSilva.pdf910,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A crença dos funcionários sobre a utilidade das práticas de Educação Corporativa desenvolvidas pela Universidade Corporativa de uma Instituição Financeira
Autor(es): Silva, Karla Mayara Domingos da
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Educação corporativa
Universidade corporativa
Instituições financeiras
Práticas educativas
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: SILVA, Karla Mayara Domingos da. A crença dos funcionários sobre a utilidade das práticas de Educação Corporativa desenvolvidas pela Universidade Corporativa de uma Instituição Financeira. 2014. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar, empiricamente, a crença na utilidade das práticas de Educação Corporativa desenvolvidas pela Universidade Corporativa de uma Instituição Financeira, para o aprimoramento do desempenho dos indivíduos, grupos e organização. A partir da análise documental de informações da organização, construiu-se um questionário que relatou a crença dos funcionários sobre a utilidade das práticas de Educação Corporativa identificadas no referido ambiente organizacional. Por meio desse instrumento pode-se perceber a utilidade de determinadas práticas, para cada um dos níveis de desempenho abordados, e ainda, a relevância destas práticas desenvolvidas pela Universidade Corporativa dentro de uma organização. Para atingir tal objetivo fez-se o uso de uma metodologia qualitativa-quantitativa, descritiva, categorizada em dois momentos, o primeiro de análise documental e o segundo de coleta de dados por meio do questionário. O estudo utilizou uma amostra de 70 funcionários do quadro, da qual apenas 50 responderam o questionário de forma válida. A coleta dos dados foi realizada diretamente no local de trabalho e a tabulação destes realizada por meio da ferramenta SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 2.1. Os resultados foram apresentados por meio de estatísticas descritivas expressas em tabelas. Ao todo foram identificadas 20 práticas desenvolvidas pela Universidade Corporativa na organização, o que não permite concluir que existam apenas essas. Das práticas identificadas, as que receberam maiores médias em sua utilidade foram: Programas de Bolsas de Graduação e Programa de Bolsas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. E as que mais receberam médias baixas em sua utilidade foram: o Programa Caminhos para aposentadoria e Biblioteca Virtual Pearson, cuja explicação está no perfil da amostra e no fato de tais práticas não serem amplamente divulgadas aos funcionários ou possuírem complexidade de acesso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons