Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaCelinaBarbosaSalomao.pdf974,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação dos valores pessoais com o bem-estar no trabalho junto a servidores públicos de Brasília
Autor(es): Salomão, Jéssica Celina Barbosa
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Serviço público
Bem-estar no trabalho
Trabalho
Servidores públicos - bem-estar no trabalho
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: SALOMÃO, Jéssica Celina Barbosa. Relação dos valores pessoais com o bem-estar no trabalho junto a servidores públicos de Brasília. 2014. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Após a reestruturação do serviço público brasileiro, o número de interessados a ingressar no setor tem sido cada vez mais elevado. Assim, compreender o perfil dos servidores, tanto no que diz respeito aos valores pessoais quanto aos fatores que causam e atrapalham o bem-estar consiste em um problema relevante e atual, principalmente porque o bem-estar tem sido associado a resultados individuais e organizacionais. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar se existem relações entre os valores pessoais e o bem-estar no trabalho de servidores públicos de Brasília nas áreas de segurança, saúde e educação. A amostra foi composta por 50 servidores, que responderam a um questionário que abarcava duas medidas já validadas no Brasil, o Portrait Value Questionnaire (PVQ) e a Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), além de duas questões abertas sobre os fatores que mais causavam e atrapalhavam o bem-estar. A análise de dados foi realizada com auxílio dos programas SPSS e EVOC 2003. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas e correlações bivariadas de Spearman. Também foram contabilizadas as evocações das questões abertas e verificado o núcleo central do conteúdo. Foram verificadas associações significativas entre tipos motivacionais e bem-estar no trabalho. Por outro lado, os principais causadores do bem-estar, segundo a percepção do respondentes, encontram-se no próprio contexto de trabalho Os resultados apontam desafios para os gestores organizacionais e levantam questões para estudos futuros na área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons