Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GuilhermeSavanhagoMachado.pdf934,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ser uma boa empresa para se trabalhar gera benefícios financeiros? : comparação entre o desempenho financeiro das empresas reconhecidas como melhores para se trabalhar e as demais
Autor(es): Machado, Guilherme Savanhago
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Empresas - faturamento
Trabalho - organização
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: MACHADO, Guilherme Savanhago. Ser uma boa empresa para se trabalhar gera benefícios financeiros?: comparação entre o desempenho financeiro das empresas reconhecidas como melhores para se trabalhar e as demais. 2014. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Fazer parte das melhores empresas para se trabalhar é tido como um dos objetivos de muitos gestores. Entretanto, o valor esperado gerado pelos investimentos nas políticas de recursos humanos da empresa para torná-la uma das melhores pode estar abaixo do que desejam os investidores. Este estudo buscou verificar se existem diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas vistas como as melhores para se trabalhar quando comparadas às demais. Inicialmente, abordou-se as diferentes teorias sobre motivação e satisfação no trabalho; em seguida, a contabilidade financeira e gerencial, assim como, avaliação de desempenho, ativos intangíveis e indicadores financeiros. Para atingir o objetivo proposto fez-se uma pesquisa quantitativa, com dados secundário, fornecidos pelas revistas VOCÊ S/A e EXAME, comparando-se dois grupos de 47 empresas, sendo o primeiro composto por aquelas empresas presentes simultaneamente nos guias das “Melhores Empresas para se Trabalhar” e das “Melhores e Maiores”, ambos de 2013, e o segundo composto somente por empresas do guia “Melhores e Maiores”. Em posse dos indicadores financeiros das empresas foi realizado um teste t entre as médias de alguns indicadores dos dois grupos. Concluiu-se que não há diferença significativa entre o desempenho financeiro das empresas analisadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons