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Título: Posicionamento e composto de marketing esportivo : o estudo de caso do Sporting Clube Braga de Portugal
Autor(es): Carvalhêdo, Débora Cristiane de Paula
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Marketing esportivo
Clube esportivo - posicionamento e composto de marketing
Data de apresentação: 19-Nov-2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: CARVALHÊDO, Débora Cristiane de Paula. Posicionamento e composto de marketing esportivo : o estudo de caso do Sporting Clube Braga de Portugal. 2014. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar qual é a proposta de posicionamento e composto de marketing de um clube esportivo e como esses elementos interagem entre si e constroem o relacionamento com seus torcedores, com foco principalmente no comprometimento deles. Para isso, buscou-se averiguar primeiro qual era o posicionamento que o clube queria que estivesse na cabeça dos torcedores e qual era o percebido por eles e investigar se o composto de marketing oferecido pelo clube estava alinhado com o posicionamento. Além disso, buscou-se verificar como o posicionamento e o composto de marketing oferecidos impactam no relacionamento com os torcedores do clube. O procedimento analítico adotado foi principalmente a análise de conteúdo e documental. Concluiu-se que o posicionamento que o clube deseja que esteja na cabeça do consumidor está bem internalizado neles e que com base na pesquisa realizada com os torcedores, é possível afirmar que 70% deles tem o nível mais profundo de relacionamento com o clube proposto por Bee e Kahie (2006). Quanto ao composto de marketing, percebeu-se que não há uma integração entre o posicionamento e os 4 elementos como um todo, apenas com produto e preço e parcialmente com praça e promoção, o que no longo prazo pode prejudicar o relacionamento com seus torcedores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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