Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10654
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanielAraujoPiresFerreira.pdf398,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo de caso sobre a relação entre o balanced scorecard e a sobrevivência de uma MPE em Taguatinga–DF
Autor(es): Ferreira, Daniel Araújo Pires
Orientador(es): Sousa, Marcelo Paiva de
Assunto: Micro e pequenas empresas
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard (BSC)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: FERREIRA, Daniel Araújo Pires. Um estudo de caso sobre a relação entre o balanced scorecard e a sobrevivência de uma MPE em Taguatinga–DF. 2014. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A ocorrência de aplicações de técnicas de planejamento estratégico e balanced scorecard em micro e pequenas empresas (MPE’s) requer bastante atenção dos empreendedores brasileiros que desejam entrar no ramo comercial, considerando que esta é a porta de entrada para a maioria dos cidadãos que desejam abrir seu próprio negócio. O objetivo deste trabalho consiste em verificar se existem correlações entre a utilização de técnicas estratégicas e a sobrevivência de MPE’s na região administrativa de Taguatinga – DF. O estudo foi realizado em uma organização com 28 anos de atuação no mercado e com uma presença consolidada no comércio da região. A coleta de dados foi realizada com o auxílio de uma entrevista guiada que foi aplicada em duas visitas feitas ao estabelecimento. Os resultados evidenciaram que existe uma leve relação entre a utilização de técnicas de balanced scorecard e planejamento estratégico em geral com a sobrevivência das micro e pequenas empresas, porém mesmo de forma superficial, podemos enxergar e verificar algumas aplicações dentro do cotidiano que evidenciam a possibilidade de um maior investimento feito dentro de mercados mais competitivos e menos estáveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons