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Título: Atitudes das pessoas frente à mudança e os novos objetivos organizacionais propostos em uma mudança organizacional : um estudo realizado na Agência Nacional de Telecomunicações
Autor(es): Miranda, Davi Mayron Franzim
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Comportamento organizacional
Organizações - mudanças
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: MIRANDA, Davi Mayron Franzim. Atitudes das pessoas frente à mudança e os novos objetivos organizacionais propostos em uma mudança organizacional: um estudo realizado na Agência Nacional de Telecomunicações. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Essa pesquisa tem como tema mudança organizacional, em que objetiva identificar as atitudes frente à mudança e o alcance dos objetivos organizacionais pretendidos com a mudança em uma organização que se reestruturou recentemente. Esse trabalho investigou qual o impacto a atitude das pessoas frente à mudança exerce em relação aos novos objetivos organizacionais. Para isso, foram aplicados dois questionários com intuito de observar se havia correlação entre eles e consequentemente qual o impacto era exercido. O primeiro mediu a atitude dos servidores do órgão escolhido durante o processo de mudança, em que a escala possui indícios de validade realizada por Neiva, Ros e Paz (2004), com base em três fatores: ceticismo, temor e aceitação. Já o segundo questionário avaliou a percepção dos servidores com relação ao alcance dos novos objetivos propostos pelo órgão nessa reestruturação organizacional. Esse instrumento foi elaborado a partir do material documental produzido para mudança proposta na organização, sendo validado nessa pesquisa. Foram utilizados quatro fatores que refletiram os quatro objetivos propostos pela reestruturação: o reposicionamento, a interação, a gestão e a modernização. Utilizou-se a regressão múltipla linear com o objetivo de avaliar se as atitudes são preditoras do alcance dos objetivos organizacionais com a mudança. Observou-se que a atitude que os servidores concordaram que foi mais impactante após a reestruturação foi o temor. Os objetivos que a organização pretendeu alcançar não ficaram bem divulgados ou não foram bem compreendidos, uma vez que seus colaboradores internos não retrataram isso na pesquisa feita. Não houve intensidade forte de correlação entre os dois questionários, conforme os índices descritos por Dancey e Reidy (2006), após a realização da correlação pelo coeficiente de Pearson. Ao mesmo tempo em que foram encontrados os benefícios obtidos no alcance de novos objetivos que atitudes relacionadas a aceitação da mudança podem proporcionar, as atitudes de ceticismo podem criar uma resistência que pode complicar a organização no alcance de seus objetivos propostos, ou mesmo fazer com que essa mudança nem mesmo seja implementada. Com os resultados obtidos, essa pesquisa chama a atenção para o foco que deve fornecer aos funcionários de uma organização, considerados fundamentais nesse processo, além de oferecer subsídios para outras organizações, pois com os dados obtidos por esses instrumentos aplicados é possível identificar a receptividade e o que pensam as pessoas em relação à mudança ocorrida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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