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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorAndrade, Fernanda Lopes-
dc.identifier.citationANDRADE, Fernanda Lopes. Suporte à aprendizagem informal e desempenho individual de funcionários da Instituição Financeira Alfa. 2014. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractDiante do contexto atual de rápida obsolescência do conhecimento, a aprendizagem se torna fator de grande importância dentro do contexto organizacional. A aprendizagem informal merece atenção, visto que ela está presente no cotidiano de funcionários e não tem tido tanto foco na literatura. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a relação entre percepções de suporte à aprendizagem informal e o desempenho individual dos funcionários na Instituição Financeira Alfa. A amostra foi composta por 57 funcionários, sendo 39 da Área Fim e 18 da Área Meio. Foi utilizado método quantitativo, aplicando-se questionários sobre as duas variáveis, Suporte à Aprendizagem Informal e Desempenho no Trabalho. A coleta de dados foi feita principalmente de forma presencial, mas diante de alguns funcionários estarem de férias ou de licença, nesses casos, foram enviados questionários feitos em plataforma eletrônica, por e-mail. A análise de dados foi realizada com auxílio do programa SPSS versão 20.0. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas e correlações. Pode-se identificar correlações positivas entre as variáveis analisadas. Assim, verifica-se que os funcionários possuem percepções positivas com relação ao suporte à aprendizagem e que tais percepções estão relacionadas ao desempenho no trabalho. Como limitação deste estudo, percebeu-se resistência dos funcionários para responder o questionário, visto que se exigia tempo para tal. Sugere-se, para estudos futuros, o estudo das variáveis abordadas, no contexto de Instituições Financeiras do Setor Privado, para análise de um ambiente que, normalmente, possui maior pressão em relação a resultados, e análise de sua influência sobre a percepção de suporte à aprendizagem informal e desempenho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagem informalen
dc.subject.keywordTrabalhoen
dc.subject.keywordInstituições financeirasen
dc.subject.keywordTrabalhador - desempenhoen
dc.titleSuporte à aprendizagem informal e desempenho individual de funcionários da Instituição Financeira Alfaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-17T17:54:02Z-
dc.date.available2015-07-17T17:54:02Z-
dc.date.issued2015-07-17T17:54:02Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10652-
dc.language.isoPortuguêsen
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