Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabriellaMonteiroCintra.pdf807,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorCintra, Gabriella Monteiro-
dc.identifier.citationCINTRA, Gabriella Monteiro. Conhecimento dos consumidores acerca da adoção de práticas sustentáveis por supermercados. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractNos últimos anos pôde-se observar um aumento da preocupação socioambiental das empresas, que têm adotado mais práticas sustentáveis. No entanto, não se pode afirmar ainda se tais ações são amplamente conhecidas e valorizadas pelas pessoas, mesmo que essas também aparentem ser mais conscientes. Devido a essas mudanças, surgiu a curiosidade de investigar se os consumidores conhecem as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas varejistas e verificar se eles as consideram no momento da escolha da loja. Neste trabalho, foi realizado um levantamento com quatro supermercados localizados no Plano Piloto de Brasília (DF). Os dados foram coletados por meio de entrevista realizada com um gestor de cada supermercado e de questionários aplicados diretamente a 186 consumidores, divididos em cada uma das unidades estudadas. Os resultados mostraram que grande parte dos consumidores não conhece as práticas sustentáveis adotadas pelos supermercados. Descobriu-se também que o atributo “Preocupação com o meio ambiente” ainda não é um fator considerado relevante pelo consumidor para a escolha de uma loja. Os gestores indicaram que os principais retornos das práticas sustentáveis são a economia de recursos (mesmo sem revelar valores) e o aumento da conscientização ambiental dos clientes e funcionários, além da atração de consumidores mais conscientes. Por fim, sugere-se que os supermercados divulguem melhor suas práticas sustentáveis e que os consumidores fiquem mais atentos a tais ações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordPráticas sustentáveisen
dc.subject.keywordResponsabilidade socioambientalen
dc.subject.keywordSupermercadosen
dc.titleConhecimento dos consumidores acerca da adoção de práticas sustentáveis por supermercadosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-17T17:43:02Z-
dc.date.available2015-07-17T17:43:02Z-
dc.date.issued2015-07-17T17:43:02Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10650-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons