Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarolinadeAraujoSchwartz.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarias, Josivania Silva-
dc.contributor.authorSchwartz, Carolina de Araujo-
dc.identifier.citationSCHWARTZ, Carolina de Araujo. O processo de adoção de um software de gerenciamento em empresas de pequeno porte do Distrito Federal: um olhar dos Agentes de Mudanças. 2014. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo descreve o processo de adoção de um novo software de gerenciamento empresas de pequeno porte do Distrito Federal sob o olhar dos Agentes de Mudança envolvidos, tendo como plano de fundo o processo decisório de difusão de inovações proposto por Rogers (1983). Este referencial serve, conforme proposto neste estudo, à mesma lógica do processo decisório de adoção de tecnologias. Trata-se de estudo de múltiplos casos, com abordagem qualitativa, realizado em duas empresas classificadas de micro e pequeno porte. Foram realizadas entrevistas com os Agentes de Mudanças envolvidos no processo, utilizando-se roteiros estruturados. Posteriormente, foi realizada análise de conteúdo com triangulação de pesquisadores, por meio de categorização a priori das categorias levantadas por Rogers (1983) em seu estudo – compatibilidade, vantagem relativa, complexidade, testagem e observabilidade – e a posteriori das demais categorias levantadas pelos Agentes ao longo do processo que não foram abarcadas pela teoria de Rogers (1983). Concluiu-se que a complexidade do processo, a necessidade de as empresas terem informações para suporte à decisão por meio da integração e a compatibilidade dos sistemas influenciam a decisão de adoção de tecnologias. Os diferentes Agentes de Mudanças devem focalizar na consciência da mudança e no conhecimento técnico sobre softwares para garantir que estejam de acordo com as necessidades da empresa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSoftware de gerenciamentoen
dc.subject.keywordEmpresas - inovações tecnológicasen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.subject.keywordSoftware - avaliaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordProcesso decisórioen
dc.titleO processo de adoção de um software de gerenciamento em empresas de pequeno porte do Distrito Federal : um olhar dos Agentes de Mudançasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-16T19:02:38Z-
dc.date.available2015-07-16T19:02:38Z-
dc.date.issued2015-07-16T19:02:38Z-
dc.date.submitted2014-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10643-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons