Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClarissaUstradeOliveiraFerraz.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de necessidade de treinamento : aplicação de um método prospectivo em uma organização não governamental
Autor(es): Ferraz, Clarissa Ustra de Oliveira
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Treinamento profissional
Avaliação de Necessidade de Treinamento (ANT)
Desenvolvimento de pessoas
Organizações não-governamentais
Competências organizacionais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: FERRAZ, Clarissa Ustra de Oliveira. Avaliação de necessidade de treinamento: aplicação de um método prospectivo em uma organização não governamental. 2014. 92 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção de necessidades de treinamento dos funcionários da CNM. Para isso, seguiu-se um método prospectivo de Avaliação de Necessidade de Treinamento (ANT), proposto no Brasil. Esse tipo de método traz um avanço no que tange o tema da pesquisa, visto que o campo acadêmico carece de metodologias rigorosas e empíricas. Isso também interfere no modo como boa parte das organizações hoje diagnostica esse tipo de necessidade. A pesquisa em questão contou com cinco etapas metodológicas principais, tanto quantitativas quanto qualitativas: grupo focal, construção do instrumento de ANT, entrevistas de validação, aplicação do instrumento e análise dos dados. Na primeira etapa, buscou-se identificar os desafios futuros da organização, as competências emergentes e necessárias para a superação desses e as áreas aonde estavam lotados os profissionais que precisavam desenvolver essas competências. A partir dos resultados obtidos na fase do grupo focal e de uma análise categorial-temática deste conteúdo foi possível descrever categorias de competências e 32 itens. Essa ferramenta passou por entrevistas de validação de face para assim adequá-la ao contexto organizacional, bem como às necessidades desta para assim culminar na versão final do instrumento de ANT, que foi aplicado com 47 colaboradores da organização em estudo. Os dados foram analisados por meio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados sugerem necessidades de treinamento em competências diretamente relacionadas à estratégia e aos ambientes internos e externos da organização. O método adotado mostrou-se útil na prospecção de competências necessárias à organização e aos trabalhadores nos médio e longo prazos. Os objetivos geral e específicos do estudo foram alcançados, tendo como agenda de pesquisa o uso de correlações entre variáveis e também o abarcamento de outras etapas de TD&E para um estudo mais completo e complexo do tema. Ao final, os limites do estudo são discutidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons