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Título: A influência da inovação verde na criação de vantagem competitiva para a construção civil
Autor(es): Barros, Carlos Lucas Campelo de
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Construção civil
Inovação verde
Vantagem competitiva
Competitividade
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: BARROS, Carlos Lucas Campelo de. A influência da inovação verde na criação de vantagem competitiva para a construção civil. 2014. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Organizações buscam ganhar mercado e superar seus concorrentes por meio da construção de vantagem competitiva. A inovação, vista como a introdução de um novo bem ou serviço, aparece como um meio para obter vantagem perante os concorrentes. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo estudar a influência da inovação verde na construção de vantagem competitiva para as organizações ligadas a construção civil. Assim, buscou-se examinar por meio de pesquisa mista e de hipóteses definidas por Chen, Lai e Wen, (2006) a influência da inovação verde dentro do setor de construção civil, tanto por meio de pesquisa qualitativa, aplicada com gestores do ramo, quanto com residentes de Brasília e potenciais consumidores desse tipo de produto. Entre os principais resultados encontrados, foi observado que o mercado de construção civil vem se preocupando com questões ambientais. A pesquisa com os gestores trouxe insumos que corroboraram com o modelo estudado. Por outro lado, a pesquisa aplicada com os residentes de Brasília, foi um meio de estudar, por meio de pesquisa quantitativa, as opiniões relativas à sustentabilidade ambiental. Como resultado dessa pesquisa, averiguou-se que existe uma preocupação da população por questões ambientais, dentre elas, foi identificada por meio de análise estatística descritiva uma tendência por parte das pessoas de considerar a inovação em processos verdes como maior indutora na geração de competitividade. Além disso, por meio da mesma análise, foi possível identificar que a imagem organizacional é forte precursora de competitividade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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