Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AmaroVieiradaSilveira.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise econômico financeira : estudo de caso do estado de solvência dos clubes de futebol brasileiros
Autor(es): Silveira, Amaro Vieira da
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Administração financeira
Futebol
Estado de solvência
Clubes de futebol
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: SILVEIRA, Amaro Vieira da. Análise econômico financeira: estudo de caso do estado de solvência dos clubes de futebol brasileiros. 2014. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Tendo em vista o atual cenário de discussão sobre os mecanismos de fiscalização e manutenção da atividade esportiva futebol o presente estudo propõe-se a identificar e avaliar os mecanismos atuais para responsabilização e exigência das obrigações dos clubes de futebol, bem como mensurar a capacidade de pagamento daqueles. O alto volume financeiro e as grandes transações de jogadores, as promessas dos dirigentes eleitos e a pressão por resultados dos torcedores e investidores fizeram com que o investimento realizado no futebol crescesse além da capacidade de pagamento das fontes de recursos, com impacto direto no estado de solvência dos clubes analisados. O método utilizado foi o estudo de caso, realizado com doze clubes de futebol do Brasil. Identificaram-se os principais índices econômicofinanceiros e de endividamento dos clubes, identificando quais os clubes que apresentam estado de insolvência e quais os clubes que apresentam situação financeira boa. Verificou-se que os índices econômico-financeiros e de endividamento encontram-se em um nível baixo, com implicações no estado de solvência dos clubes. Concluiu-se que dentro dos cinco modelos utilizados, apenas um definiu uma situação financeira boa geral, sendo que no restante identificou-se que os clubes apresentam problemas com relação a sua situação financeira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons