Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunadaSilva.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional : uma análise no setor público a partir da percepção dos servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Bruna da
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Clima organizacional
Setor público
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) - clima organizacional
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: SILVA, Bruna da. Clima organizacional: uma análise no setor público a partir da percepção dos servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal. 2014. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O clima organizacional é um elemento de fundamental importância para a efetividade organizacional, exercendo forte influência sobre o comportamento e o desempenho dos indivíduos na organização. Desse modo, o estudo das pessoas, bem como de seu ambiente de trabalho, torna-se fundamental para criar estímulos que motivem os indivíduos a alcançarem os objetivos das organizações, atraindo também a preocupação do setor público com o tema. Através de seu estudo é possível obter uma visão geral da organização e compreender como se processam as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Nota-se, no entanto, que apesar da sua importância para a gestão de Recursos humanos e da ampla quantidade de estudos sobre o tema, ainda não se chegou a um consenso acerca de sua definição, o que provoca a sobreposição do conceito de clima com outros constructos, dentre eles, o da cultura organizacional. O presente trabalho objetiva avaliar o clima organizacional de um órgão público, visando identificar a percepção dos seus servidores quanto aos fatores de clima, de modo que os mesmos sirvam de referência na construção de ambientes de trabalho favoráveis aos indivíduos e aos objetivos organizacionais. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando questionário construído e validado por Bedani (2006) para levantar os dados necessários para a análise do clima organizacional. . A pesquisa também faz uso de dados secundários, analisando de informações contidas em um trabalho sobre cultura realizado anteriormente no mesmo órgão, a fim de comparar os dois constructos. Como resultado, foi constatado que o clima no órgão estudado é satisfatório, destacando os fatores Condições de trabalho e Estilo de Gerência como os que colaboram positivamente com o clima organizacional e o fator Reconhecimento que se apresenta de forma negativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons