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Título: De Magno a maldito : a demonização de Alexandre na literatura apocalíptica persa
Autor(es): Nascimento, Rodrigo Nunes do
Orientador(es): Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Alvarez
Assunto: Literatura apocalíptica
Alexandre, o Grande, 356-323 A.C.
Literatura pahlavi
Apocalipticismo persa
Data de apresentação: 3-Jul-2015
Data de publicação: 14-Jul-2015
Referência: NASCIMENTO, Rodrigo Nunes do. De Magno a maldito: a demonização de Alexandre na literatura apocalíptica persa. 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura e Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A partir de uma distinção entre os planos histórico e mítico dos feitos de Alexandre, o Grande, esta monografia analisa os motivos e intencionalidades de sua representação na literatura pahlavi, especialmente no Arda Viraf Namag, na Dēnkard e no Zand-ī Wohuman Yasn. Nessas obras, como opositor ocidental dos persas por excelência, Alexandre exerce o papel de adversário escatológico dentro do sistema dualista zoroástrico, recebendo epítetos como gizistag (“maldito”) e sendo demonizado através de sua suposta relação com o demônio persa da ira, Xēšm. A investigação destes objetos permitirá um mergulho na tradição iraniana em busca de mais respostas sobre esta temática pouco estudada. O capítulo primeiro explica a necessidade da distinção entre um spatium historicum (o tempo histórico) e um spatium mythicum (o tempo sacro) na trajetória de Alexandre e ressalta a importância do mito na explicação da realidade política e social na Antigüidade e diante. O segundo capítulo trata rapidamente do material apocalíptico persa na literatura pahlavi e lida com questões essenciais do apocalipticismo persa, como sua Weltanschauung e o problema de datação das fontes. Finalmente, do capítulo terceiro ao quarto especifica-se a análise do topos literário da demonização de Alexandre, para a conclusão de que as referências ao conquistador na literatura pahlavi ultrapassam a mera alusão histórica e oferecem um meio de compreensão do imaginário persa em mais de um período.
Abstract: From a distinction between the historical and mythical plans of the deeds of Alexander the Great, this monograph analyzes the motives and intentions of his representation in Pahlavi literature, especially in the Arda Viraf Namag, in the Dēnkard and in the Zand-ī Wohuman Yasn. In these works, as the Western opponent of the Persians par excellence, Alexander plays the role of eschatological opponent inside the Zoroastrian dualistic system receiving epithets like gizistag (“accursed”) and being demonized through his alleged relationship with the Persian demon of wrath, Xēšm. The investigation of these themes will allow immersion in the Iranian tradition in search of more answers on this little-studied subject. The first chapter explains the need for distinction between a spatium historicum (historical time) and a spatium mythicum (sacred time) in Alexander’s trajetory and to emphasize the importance of myth in the explanation of social and political reality, in Antiquity and beyond. The second chapter deals with the Persian apocalyptic material in Pahlavi literature and with key issues of Persian apocalypticism, as its Weltanschauung and the dating problem of its sources. Finally, in the third to fourth chapter we have an analysis of the literary topos of Alexander’s demonization, to the conclusion that the references of the conqueror in Pahlavi literature surpass the mere historical allusion and provide a means of understanding the Persian imaginary in over a period.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2015.
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