Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JaneteNeresFreire.pdf527,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abandono do tratamento da tuberculose em pacientes residentes no DF em 2012
Autor(es): Freire, Janete Neres
Orientador(es): Sanchez, Mauro Niskier
Assunto: Tuberculose
Saúde pública
Pacientes - perfil
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 10-Jul-2015
Referência: FREIRE, Janete Neres. Abandono do tratamento da tuberculose em pacientes residentes no DF em 2012. 2014. 23 f. Monografia (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A tuberculose ainda é um problema de saúde pública preocupante no Brasil, e um dos desafios para controlar essa doença diz respeito a não adesão ao tratamento. Dessa forma esse estudo pretende identificar quais as diferenças no perfil clínico, social e demográfico dos pacientes residentes no DF que abandonaram o tratamento em 2012 quando comparados com todos os casos notificados e com os que receberam alta por cura, por meio de uma pesquisa de descritiva desenvolvida a partir de dados disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os resultados encontrados mostraram que os homens são os que mais adquirem a doença assim como abandonam mais ao tratamento. Adultos jovens também são os mais acometidos e os que mais abandonam o tratamento para a tuberculose. Com relação a raça/cor aqueles classificados como pardos apresentam as proporções mais significativas em todos os desfechos analisados. A escolaridade apresentou muita subnotificação o que dificultou uma análise mais precisa dessa característica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Curso de Gestão em Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons