Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaBeneditaDinizRamos.pdf740,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Geografia e os PCNs trabalhados no Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Angatuba / SP
Autor(es): Ramos, Maria Benedita Diniz
Orientador(es): Castro, Aracelly dos Santos
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Métodos de ensino
Escolas públicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 7-Jul-2015
Referência: RAMOS, Maria Benedita Diniz. A Geografia e os PCNs trabalhados no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Angatuba / SP. 2014. x, 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Itapetininga - SP, 2014.
Resumo: A metodologia de ensino usada para levar os alunos a atingirem seu potencial de conhecimento, torna-se tema central nas esferas que compõem a sociedade nos parâmetros políticos, sociais e profissionais independente de município, região ou território. A educação faz parte de todas as esferas da sociedade como solução, realizações e também como desafios a serem enfrentados pelas instituições de ensino neste início de século. Analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nos dias atuais é em parte, compreender como as instâncias políticas governamentais agem e reagem para solucionar problemas decorrentes da educação brasileira, tido ainda em pleno século XXI como anos em atraso. Esta pesquisa procurou um meio de mostrar o quanto o município de Angatuba-SP, pode oferecer na formação dos indivíduos através do ensino. Procurou avaliar o ensino de Geografia nas escolas públicas de Ensino Fundamental do Município de Angatuba – SP, visando o parecer dos professores em relação ao ensino de Geografia com o conhecimento e utilização dos PCNs, somadas ao enfrentamento que os professores acumulam em suas ações docentes diárias quanto ao ensino da disciplina. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível a identificação de conceitos e informações alusiva aos PCNs e ao ensino fundamental de Angatuba (SP). A pesquisa de campo evidenciou que os professores buscam subsídios em outras fontes fora o material proposto pelas coordenações das escolas, e ainda sugerem que os mesmos deveriam ser consultados quanto a elaboração dos conteúdos. Através das entrevistas realizadas, também, percebeu-se que estes docentes cumprem a proposta curricular advinda do Estado, atingem os objetivos previstos para a disciplina de geografia e propõem uma carga horária mais extensa para trabalhar a respectiva disciplina com os alunos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teaching methodology used to lead students to realize their potential for knowledge, becomes central theme in the spheres that make up society in political parameters, social and independent professionals municipality, region or territory. Education is part of all walks of society as a solution, achievements and also as challenges to be faced by educational institutions in this new century. Analyze the National Curriculum Parameters (PCNs) today is partly understand how government policy makers act and react to solve problems arising from the Brazilian education, yet had in the XXI century as years overdue. This research sought a way to show how much the municipality of Angatuba (SP), can offer the training of individuals through education. Sought to evaluate the teaching of geography in public elementary schools in the city of Angatuba (SP), to the opinion of teachers in relation to geography education with the knowledge and use of NCPs, added to coping that teachers accumulate in their actions teachers daily about the discipline of education. Through literature search was possible to identify concepts and allusive information to the PCNs and the elementary school Angatuba (SP). The field research showed that teachers seek grants from other sources outside the material proposed by the departments of schools, and also suggest that they should be consulted on the development of content. Through the interviews, we also noticed that these teachers meet the arising curriculum proposal of the State, achieve the planned objectives for the discipline of geography and propose a more extensive hours to work their discipline with students.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons