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Título: Educação para o trânsito nas aulas de geografia : trabalhando a transversalidade e a cidadania com jovens estudantes
Autor(es): Baptista, Cibele Aparecida
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Trânsito - educação
Educação - trânsito
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Jun-2015
Referência: BAPTISTA, Cibele Aparecida. Educação para o trânsito nas aulas de geografia: trabalhando a transversalidade e a cidadania com jovens estudantes. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Barretos, 2014.
Resumo: O trânsito, de maneira geral, é um tema que tem se mostrado bastante problemático nas estatísticas do Brasil e de outros países. O crescente aumento da frota de veículos veio acompanhado de um crescente aumento nos índices de acidentes com vítimas, na maioria deles envolvendo jovens. Ensinar comportamentos seguros no trânsito aos pré-adolescentes e adolescentes é uma necessidade na vida escolar, uma vez que esses jovens já se utilizam do trânsito e em breve serão condutores de veículos. A escola é o lugar onde o conhecimento deve ser difundido e ampliado para o bem comum e para o desenvolvimento da cidadania. O objetivo geral desse trabalho é discutir a importância e a viabilidade de se inserir a Educação para o Trânsito desde as séries iniciais do segundo ciclo do Ensino Fundamental nas aulas de Geografia e não menos importante, trazer o debate do tema para a Academia. Para tanto, a pesquisa apresenta um Estudo de Caso realizado em duas CEMEIs do município de Barretos - SP onde foi possível verificar a eficiência da educação para o trânsito com as crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The traffic, in general, is a topic that has been quite problematic in the statistics of Brazil and other countries. The increasing fleet of vehicles has been accompanied by a steady increase in the number of accidents with victims, most of them involving youths. Teach safe behavior in traffic to preteens and teens is a necessity in school life, since these young people already use transit and soon to be drivers of vehicles. The school is the place where knowledge should be disseminated and extended for the common good and for the development of citizenship. The overall objective of this paper is to discuss the importance and the feasibility of entering the Traffic Education from the initial series of the second cycle of Basic Education in Geography lessons and not least, bring the discussion of the topic to the Academy. To this end, the research presents a case study conducted in two CEMEIs the city of Barretos - SP where it was possible to verify the efficiency of traffic education with children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
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