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dc.contributor.advisorGallina Neto, Luiz-
dc.contributor.authorDiniz, João Antônio Silva-
dc.identifier.citationDINIZ, João Antônio Silva. Rastros. 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.en
dc.description.abstractPara este Trabalho de Conclusão de Curso, escolhi um ensaio reflexivo sobre minha produção artística desde 2012. Pensar em dois anos atrás pode parecer muito tempo, mas enxergo o princípio das últimas obras realizadas em pinturas deste ano, com o processo entre os dois pontos no tempo sendo parte integrante do desenvolvimento da pesquisa. Dividi o texto em três capítulos: 1 – Assuntos, 2 – Elos e 3 – Memorial. “Assuntos” tratará das primeiras ideias por trás da produção, de relações temáticas e conceituais e suas ligações com o trabalho prático. Escreverei sobre a ideia do Intocável, um conceito antropológico; da tragédia como um mundo implacável e de sua ligação com o expressionismo e abstração. O capítulo é amparado em “Abstraction and Empathy”, de Wilhelm Worringer, “O Expressionismo na Pintura”, de Alice Brill e “The Death of Tragedy Revisited” de Stephen Brockmann, com rápidas citações de outras fontes para introduzir a ideia do Intocável e dar início a discussão sobre o trágico. Já “Elos” é um capítulo onde observo o trabalho de outros dois artistas – um brasileiro e um estrangeiro – para pensar sobre o meu: Oswaldo Goeldi e Francis Bacon. Existem outros artistas que percebo como tão relevantes quanto para o meu trabalho, como Georg Baselitiz e Adriana Vignoli. Entretanto, fiz essa escolha baseada em textos a quais tive acesso mais facilmente. Faço essas observações em nível bastante prático: não tenho pretensões de realizar críticas, mas de me entender melhor através desses artistas. Para tanto, me apoio em “Lógica da Sensação”, de Gilles Deleuze, “Entrevistas com Francis Bacon”, de David Sylvester, “Agouro e Libertação”, de Nuno Ramos e “De Fora: Goeldi”, de Rodrigo Naves. Por fim, “Memorial” apresenta relatos da realização das obras e, por vezes, reflexões sobre elas em si. Neste capítulo, não faço uso de textos de apoio, sendo um relato bastante pessoal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArtes plásticasen
dc.subject.keywordDesenhoen
dc.subject.keywordPinturaen
dc.titleRastrosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-06-23T15:57:25Z-
dc.date.available2015-06-23T15:57:25Z-
dc.date.issued2015-06-23T15:57:25Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10602-
dc.language.isoPortuguêsen
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