Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoTadeuMaiaJunior.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ray Ban metodológico : uma visão sobre experiências metodológicas de ensino e aprendizagem de Artes Visuais no Brasil
Autor(es): Maia Júnior, João Tadeu
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Métodos de ensino
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jun-2015
Referência: MAIA JÚNIOR, João Tadeu. Ray Ban metodológico: uma visão sobre experiências metodológicas de ensino e aprendizagem de Artes Visuais no Brasil. 2014. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: No primeiro capítulo são colocados os óculos de grau para enxergar o passado e o presente das diferentes teorias de correntes sociais e culturais que influenciaram a educação brasileira, e consequentemente o ensino de Arte. Dentro das Teorias Crítico-Representativas, são apresentadas e analisadas três abordagens metodológicas, a Proposta Triangular, os Projetos de Trabalho e a Educação em Cultura Visual. Com o auxílio de óculos de sol que nos ajudam a enxergar mais facilmente o ambiente, no segundo capítulo são apresentadas as experiências de ensino e aprendizagem utilizadas para analisar elementos das abordagens metodológicas, bem como a metodologia utilizada na escolha e na análise. São relatadas: a experiência pessoal de Estágio Supervisionado, que se identifica como uma experiência de Educação em Cultura Visual, dois projetos premiados que possuem elementos da Proposta Triangular, dois projetos premiados com elementos característicos dos Projetos de Trabalho, e um último projeto premiado com elementos da Educação em Cultura Visual. No terceiro capítulo são analisados os elementos observados que caracterizam cada abordagem e sua identificação (com a ajuda de lentes de contato) em cada experiência. Para se formar uma análise comparativa, também procurou-se observar em cada experiência critérios como as relações de poder entre professores e alunos, as relações com os objetos de arte, e os resultados obtidos ao final do período.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons