Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThalesNoorRochaNobre.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Convite à deriva : poética da geografia e prática pedagógica
Autor(es): Nobre, Thales Noor Rocha
Orientador(es): Regiani, Atila Ribeiro de Sousa
Assunto: Geografia - poética
Artes visuais - processos criativos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Jun-2015
Referência: NOBRE, Thales Noor Rocha. Convite à deriva: poética da geografia e prática pedagógica. 2014. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Partindo do desejo de formular um diálogo entre uma ação pedagógica e minha pesquisa como artista, proponho com este trabalho veicular práticas baseadas na relação entre indivíduos e questões diretamente relacionadas aos processos criativos próprios das artes visuais. Em minha pesquisa poética combino memórias, situações e objetos, elaborando um discurso plástico que busca abordar experiências estéticas como dimensões líricas do espaço e do tempo. A partir do interesse no percurso e no transitório, desenvolvo uma espécie de coleção histórico-visual do mundo, em um recorte que ressignifica a relação do homem com o meio urbano e o natural. Por meio de um processo metódico de identificação, manipulação, catalogação e classificação de conteúdos relacionáveis, busco explorar a construção de conexões entre memória, tempo e espaço. O trabalho com a assemblagem de mapas, fotos e objetos, juntamente com o desenho e a instalação, propõe uma poética capaz de transcender os sentidos e significados dos objetos ordinários que a compõem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons