Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10586
Título: | Toranja, O Jogo : experiências com um Objeto de Aprendizagem no ensino das Artes Visuais na Educação Básica |
Autor(es): | Araujo, Mariana Bittencourt |
Orientador(es): | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana |
Assunto: | Objetos de aprendizagem Artes visuais - estudo e ensino Educação básica |
Data de apresentação: | 9-Dez-2014 |
Data de publicação: | 19-Jun-2015 |
Referência: | ARAUJO, Mariana Bittencourt. Toranja, O Jogo: experiências com um Objeto de Aprendizagem no ensino das Artes Visuais na Educação Básica. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho investiga a cerca das potencialidades e experiências que podem surgir a partir do uso de um Objeto de Aprendizagem nas aulas de Artes Visuais, e um OA foi desenvolvido e aplicado em grupos focais para este fim. O objetivo desta pesquisa é investigar sobre os benefícios e desafios que este recurso poderia trazer para o âmbito das aulas de Artes Visuais. Conceitualmente, são aqui exploradas as idéias de Johan Huizinga acerca do Homo ludens, de John Dewey e a arte como experiência, bem como o trabalho de artistas contemporâneos que dialoguem com estas propostas, como o grupo Fluxus e os neoconcretos Lygia Clark e Helio Oiticica. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com análise da experiência de três grupos focais, entrevistas, questionários estruturados e observações in loco. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigates about the potentials and experiences that may arise from the use of a Learning Object in Visual Arts classes, and a LO was developed and applied in focus groups for this purpose. The objective of this research is to investigate the benefits and challenges that this feature could bring to the scope of Visual Arts classes. Conceptually, here are explored Johan Huizinga's ideas about Homo ludens, John Dewey and the art as experience, as well as the work of contemporary artists that communicate with these proposals, as the Fluxus group and the neoconcrete artists Lygia Clark and Helio Oiticica. This research is qualitative, with analysis of the experience of three focus groups, interviews, structured questionnaires and on-site observations. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons