Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NatashaCastelloBrancodeVasconcelos_bacharelo.pdf5,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os “Ciganos” não existem : representações dos Romà no cinema
Autor(es): Vasconcelos, Natasha Castello Branco de
Orientador(es): Silva, Nelson Fernando Inocêncio da
Assunto: Ciganos
Cinema
Estereótipos sociais
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 19-Jun-2015
Referência: VASCONCELOS, Natasha Castello Branco de. Os “Ciganos” não existem: representações dos Romà no cinema. 2014. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de analisar a qualidade da cultura visual produzida pela indústria cinematográfica ocidental sobre os ciganos. Refletir acerca das imagens que deram forma e conteúdo a um imaginário social significativamente problemático no tocante às comunidades “ciganas” torna-se um exercício necessário para a compreensão das intolerâncias que afetam sobremaneira esta população. Nesse sentido, o campo da cultura visual, particularmente o da sétima arte, se constitui em terreno fértil na busca de algumas respostas para entender o fenômeno da discriminação da qual os “ciganos” são alvo. Na Introdução explicarei brevemente sobre o porquê da opção por utilizar, neste trabalho, a denominação romà ao invés de ciganos. No capítulo um descrevo os primeiros anos da diáspora romà, até a Idade Média. As relações interétnicas que foram estabelecidas ao longo da caminhada romà ajudam a compreender como se deu o desenvolvimento dos estereótipos mais comuns dirigidos contra essa minoria. No capítulo dois abordo a natureza dos estereótipos e sua relação com o preconceito, apontando algumas definições acerca do termo. No Capítulo três discorro sobre a representação dos romà no cinema. Na parte final desse último capítulo, analiso os dois filmes principais: Gadjo dilo (estrangeiro louco) do diretor romà franco-argelino Tony Gatlif e El tiempo de los gitanos (Vida Cigana) do diretor sérvio Emir Kusturica, mantendo também um diálogo com outros filmes significativos em relação ao foco do estudo no sentido aprofundar a discussão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons