Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10579
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielZayatDosAnjos.pdf4,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Anatomia artística para ensino médio : uma proposta de ensino
Autor(es): Anjos, Gabriel Zayat dos
Orientador(es): Mello, Anna Beatriz Baptista de
Assunto: Anatomia artística
Arte - estudo e ensino
Desenho - estudo e ensino
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Jun-2015
Referência: ANJOS, Gabriel Zayat dos. Anatomia artística para ensino médio: uma proposta de ensino. 2014. 108 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta monografia executo um planejamento de aulas numa proposta de ensino do desenho da figura humana através de processos trabalhados na anatomia artística. O trabalho é voltado para alunos do ensino médio, sendo uma possibilidade de oficina que ocorrerá no contraturno de modo que não prejudique os alunos nas demais atividades e possibilitando uma interdisciplinaridade entre a arte e outros conteúdos. A partir de reflexões sobre o ensino de desenho naturalista da figura humana, os abandonos e retomadas das formas clássicas e o surgimento da ilustração científica com a anatomia artística; elaboro a vertente principal desta pesquisa. Na sequência, apresento um planejamento de aulas que envolvem conceitos básicos de desenho e o ensino da anatomia humana. Programa baseado no trabalho pedagógico de artistas educadores e as Orientações Curriculares do Ensino Médio do MEC. No ensino da anatomia para a figura humana, as temáticas serão ensinadas desde o esqueleto à anatomia de superfície. Através de uma das aulas selecionadas, será desmembrada toda a parte metodológica e os processos de aprendizagem que serão aplicados na turma durante as aulas e as atividades. Apesar de anatomia artística ser uma temática voltada para um público muito específico, as aulas serão trabalhadas de modo que se torne bem aberto e que não se restrinja apenas à ação de desenhar. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this monograph I perform a lesson planning in a proposal of teaching the drawing of the human figure through processes developed in the artistic anatomy. This work is aimed to students of high school students, being it a possibility of workshop that will take place in the contrary turn so that it does not jeopardize students in their other activities and also it will allow interdisciplinarity between art and other contents. With thoughts about the teaching of naturalistic drawing of the human form, abandonments, resumptions of the classic forms and the rise of scientific illustration with the artistic anatomy, I perform the main side of this research. Following, I present a class planning that involve basic concepts of drawing and the teaching of human anatomy. In the teaching of anatomy to the human figure, the themes will be taught from the skeleton to the surface anatomy. Through one of the selected classes, both the methodological part and the learning processes that will be applied in class during the classes and activities will be spun off. Although artistic anatomy is a theme oriented to a very specific audience, the classes will be developed so that it may be very open and not restricted only to the action of drawing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons