Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de explorar as possibilidades pedagógicas dentro da performance Drag Queen, através da análise discursiva de um vídeo que tornou-se viral em redes sociais, entre o período de março e julho de 2014, que trata-se de uma performance Drag executada em uma instituição de ensino básico. Motivado pela comunhão de minha vivência Drag Queen aos estudos de gênero e sexualidade já realizados em minha trajetória acadêmica, busco trazer a problemática heteronormativa, assim como a abordagem de representações transviadas, para o âmbito da educação em cultura visual. Neste projeto, construo leituras críticas de elementos que edificam uma personagem Drag Queen, assim como a repercussão do vídeo em meio às redes, através de uma perspectiva fundamentada nos estudos da Teoria Queer. Inicialmente, realizo a fundamentação teórica de princípios relevantes à esta investigação, como a questão performativa dos gêneros e o processo de des-identificação dos sujeitos queers. Seguidamente, realizo a abordagem descritiva do vídeo, discriminando as características pertinentes à performance subversiva de gênero para, gradativamente, flexiona-los à análise dos discursos. O ultimo período deste projeto é composto pela construção e recomendação de possibilidades didáticas de inclusão da questão de gênero, assim como as representações não-normativas, dentre os currículos da arte-educação. Como outras temáticas que buscam explorar a pedagogia como um fértil campo de transformações, esta abordagem temática da expressão Drag Queen, assim como outras representações subversivas, busca revelar a emergência de reflexão a respeito das estruturas metodológicas em atual vigência, para a construção e consolidação de novas narrativas educacionais. |