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Título: Satin Azul : o uso do símbolo como recurso narrativo
Autor(es): Lopes, Daniel Silva
Orientador(es): Belga, Eduardo Lustosa
Assunto: Simbolismo na arte
Pintura
Aquarela
Data de apresentação: 4-Jul-2014
Data de publicação: 16-Jun-2015
Referência: LOPES, Daniel Silva. Satin Azul: o uso do símbolo como recurso narrativo. 2014. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O primeiro capítulo descreve um pouco da natureza do trabalho, de onde surgiu, e dos materiais que escolhi para desenvolver uma poética: o grafite e a aquarela. O capítulo seguinte diz respeito ao Kitsch e à forma como se manifesta no tratamento formal dessas imagens. Discorro também de maneira breve sobre minha influência do Lowbrow Art, quadrinhos e ilustração. Dando sequência, no terceiro capítulo faço uma aproximação do meu trabalho com o movimento simbolista, que se justifica pela utilização de sua unidade elementar, o símbolo. Se imaginarmos um ovo, o Kitsch é a sua casca. Pelo uso do símbolo, podemos acessar o seu núcleo. Nos capítulos seguintes, me ocupo a discorrer mais àcerca do conteúdo do trabalho. No capítulo quatro, abordo a questão da morte, como elemento simbólico, o que, em minha poética, chamo de “a perda da inocência”. Trato também, nesse capítulo, da infância e da ideia de retorno. O capítulo cinco trata do Pássaro Cetim, que funciona como um conectivo dos diversos motivos que habitam meu repertório poético. Nesse capítulo descrevo de maneira breve sobre a sua espécie e seu rito de acasalamento, como também do motivo de sua escolha conceitual. Nos dois últimos capítulos, faço uma análise mais aprofundada dos trabalhos. No sexto capítulo, minha análise parte do ponto de vista da narrativa. A partir da associação do contador de histórias com o colecionador, descrevo como me utilizo das imagens de referência que coleto em minha poética. No sétimo capítulo, apresento uma breve análise do trabalho como um todo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



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