Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ManoelAntonioCarvalhoVeloso.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Expressionismo alemão : depressão e angústia na pintura
Autor(es): Veloso, Manoel Antônio Carvalho
Orientador(es): Silva, Nelson Fernando Inocêncio da
Assunto: Expressionismo (Arte)
Arte moderna Séc. XX
Modernismo (Arte)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Jun-2015
Referência: VELOSO, Manoel Antônio Carvalho. Expressionismo alemão: depressão e angústia na pintura. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho se traduz em um esforço de pensar os propósitos de um dos movimentos estéticos mais significativos fruto das reviravoltas artísticas ocorridas na transição do século XIX para o século XX na Europa. Analisar a literatura produzida acerca das vanguardas artísticas, as quais influenciaram a tendência expressionista alemã, é o principal interesse desta abordagem. O contexto histórico que antecede ao expressionismo alemão ainda merece estudos que venham elucidar questões que ajudem a compreender os desdobramentos daquele fenômeno. Descrever como se deu o expressionismo alemão em seus vários aspectos e nuanças é um exercício importante, posto que as confusões e equívocos do grande público acerca dos vários movimentos coetâneos no início do século XX perduram até hoje. O discernimento em torno do referido assunto não pode e tampouco deve ser privilégio de nichos especializados. Além do mais, as motivações desse estudo vinculam-se também ao fato de que existe uma parca literatura que aborda a temática, ao menos em língua portuguesa. A produção mais substancial sobre o assunto encontra-se em língua estrangeira, fator que dificulta o acesso de grande parcela interessada. A abordagem mais detida desse tema no plano local estimulará o aumento da produção literária e disponibilizará a um número maior de pessoas determinadas informações relevantes que venham a contribuir para melhor entendimento daquele período específico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons