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Título: As áreas de intervenção da terapia ocupacional no tratamento de crianças com paralisia cerebral
Autor(es): Cavalcante, Beatriz Cunha
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Terapia ocupacional
Crianças
Paralisia cerebral
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 11-Jun-2015
Referência: CAVALCANTE, Beatriz Cunha. As áreas de intervenção da terapia ocupacional no tratamento de crianças com paralisia cerebral. 2014. [41] f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A paralisia cerebral pode ser definida como um grupo de desordens atribuído a um distúrbio não-progressivo durante o desenvolvimento do cérebro desde a fase fetal até a infantil. Inúmeras são as intervenções que compõem o processo de reabilitação da criança com paralisia cerebral. Este trabalho teve como objetivo caracterizar intervenções que auxiliem no desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral. Para isso, foi realizada uma revisão na literatura com busca nos bancos de dados LILACS e MEDLINE utilizando-se os descritores terapia ocupacional e paralisia cerebral. Dos 73.581 artigos encontrados, apenas 12 foram selecionados. Os resultados mostraram que as intervenções abordaram, em sua maioria, as habilidades de desempenho como aspectos motores, cognitivos, sensoriais e emocionais. Apesar de representar grande importância para a atuação da terapia ocupacional, as áreas de ocupação foram pouco contempladas, bem como os aspectos do ambiente. As intervenções mais utilizadas, segundo os estudos, foram as atividades lúdicas e os recursos de tecnologia assistiva. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
A cerebral palsy can be defined as a group of disorders related to a non-progressive disorder of the brain during its development from fetal life until childhood. There are numerous interventions that make up the process of rehabilitation of children with cerebral palsy. This study aimed to characterize interventions that assist in functional performance of children with cerebral palsy. For this, a literature review was made in order to search the LILACS and MEDLINE databases using the descriptors occupational therapy and cerebral palsy. Of the 73,581 articles identified, only 12 were selected. The results showed that interventions addressed mostly the performance skills as motor, cognitive, sensory and emotional aspects. In spite of representing great importance to the role of occupational therapy, occupation areas have not been covered as well as environmental aspects. According to the studies, the most repeated interventions were playing activities and assistive technology resources.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.
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