Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RhuamaBarbosadoCarmo.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O bibliotecário brasileiro está sendo preparado para lidar com o Big Data?
Autor(es): Carmo, Rhuama Barbosa do
Orientador(es): Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto: Bibliotecários - prática profissional
Big Data
Tecnologia da informação e comunicação
Web semântica
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 10-Jun-2015
Referência: CARMO, Rhuama Barbosa do. O bibliotecário brasileiro está sendo preparado para lidar com o Big Data?. 2014. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho aborda o fenômeno conhecido como Big Data, suas influências e a importância do Profissional da Informação de se adaptar a essa realidade. Serão abordados tópicos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação e sua evolução, bem como o processo de evolução da web. A revisão da literatura do tema buscou identificar de que forma a Web Semântica pode auxiliar no tratamento desse grande fluxo de informações e propor uma maior atuação do docente profissional da informação brasileiro no tratamento do tema Big Data e novas TICs. Esse tema foi escolhido devido ao contexto de grande fluxo da informação influenciar a forma como o Profissional da Informação deve exercer sua profissão. A pesquisa realizada com os professores do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília teve como objetivo verificar se o aluno de biblioteconomia está sendo instruído para lidar com o Big Data. Com a análise dos dados coletados, conclui-se que apenas uma pequena parte dos professores aborda esse tema em sala e que nem mesmo os professores puderam afirmar que os alunos estão sendo preparados para lidar com essa realidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this research we discuss the phenomenon well known as Big Data , its influences and importance of the Information Professional in order to adapt to that reality. It will be discussed some topics related to Information and Communication Technologies and their evolution as well as the process of evolution of the web .The literature´s area revision that was made look for identifying how the Semantic Web can assist in the treatment of that great flow of information and it proposes a greater role of the brazilian teacher Information Professional on treatment of the theme of Big Data and new ICTS . This theme was chosen because of the influence the way how the Information Professional must practice their profession in this context of large flow of information. A survey of the professors of the faculty of science and information of the Brazilian University aimed to verify whether the students who study library science are been taught for dealing with Big Data. According to the analysis of the collected data, it appears only a small proportion of teachers considering this topic in class and they could not even say that the students are being prepared to deal with that reality.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons