Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PedroSoaresDuarte.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFigueiredo, Marina Morenna Alves de-
dc.contributor.authorDuarte, Pedro Soares-
dc.identifier.citationDUARTE, Pedro Soares. A importância do ensino de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para estudantes da educação básica do Colégio Estadual Hugo Lôbo em Formosa Goiás. 2014. xiii, 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa visa um estudo a respeito da importância da inclusão do tema Sistema de Posicionamento Global (GPS) nos conteúdos da educação básica. Desse modo, a escolha do tema justifica-se em razão do surgimento de novas geotecnologias, dentre elas o sistema GPS. Assim, é importante que o Professor de Geografia esteja preparado para alfabetizar cartograficamente seus os alunos, para tanto se valendo do auxilio de novas geotecnologias, em especial o GPS. Sendo assim, este trabalho busca através de uma pesquisa de campo, dialogar a respeito da importância do ensino de GPS para estudantes da educação básica, apresentando no capítulo 1 uma breve introdução sobre o tema, os objetivos a que se propõe este trabalho e os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa. O capítulo 2 aborda o Sistema de Posicionamento Global (GPS) origem e funcionamento, o uso de aparelhos GPS pela sociedade, os procedimentos de ensino do sistema GPS para alunos da Educação Básica e a relevância do ensino quanto ao manuseio do aparelho GPS, por meio de aulas práticas. Já no capítulo 3 são realizadas discussões dos resultados obtidos na pesquisa, observando se o tema GPS é trabalhado nas aulas de Geografia, a percepção dos professores quanto à importância da aplicação do conteúdo GPS para a eficácia do aprendizado e se alunos e professores utilizam esta ferramenta no cotidiano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aims a study about the importance of including the Global Positioning System theme (GPS) in basic education content. Thus, the choice of subject is justified because of the emergence of new geo, among them the GPS system. It is therefore important that the Geography teacher be prepared to cartographic literacy their students, therefore taking advantage of the support of new geo, especially GPS. Thus, this work search through field research, dialogue about the importance of education for students GPS basic education, presenting in Chapter 1 a brief introduction to the theme, the objectives it pursues this work and procedures methodological used in this research. Chapter 2 deals with the Global Positioning System (GPS) origin and operation, the use of GPS devices by the company, the GPS system teaching procedures for students of Basic Education and the importance of education as the handling of the GPS device through practical classes. Already in Chapter 3 are the discussions of the results obtained in the research, noting that the GPS issue is worked in geography lessons, the teachers' perception of the importance of application of GPS content for effective learning and students and teachers use this tool in daily life.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSistema de Posicionamento Global (GPS)en
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.titleA importância do ensino de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para estudantes da educação básica do Colégio Estadual Hugo Lôbo em Formosa Goiásen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-06-08T13:56:57Z-
dc.date.available2015-06-08T13:56:57Z-
dc.date.issued2015-06-08T13:56:57Z-
dc.date.submitted2014-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10537-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons