Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ChristianViterboMaximiano.pdf780,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das condições climáticas no desenvolvimento fenológico e fisiológico da quinoa
Autor(es): Maximiano, Christian Viterbo
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Crescimento (Plantas)
Quinoa - cultivo
Fenologia vegetal
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 1-Jun-2015
Referência: MAXIMIANO, Christian Viterbo. Influência das condições climáticas no desenvolvimento fenológico e fisiológico da quinoa. 2014. 31 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A determinação da melhor época de semeadura sempre exige novos estudos em virtude da variação das condições ambientais, genotípicas e tecnológicas. No Brasil, o consumo da quinoa é limitado devido à baixa disponibilidade de cultivares adaptadas às condições locais. Com o conhecimento das variáveis meteorológicas que influenciam o crescimento e o desenvolvimento das plantas podemos determinar com maior precisão a duração das fases fenológicas das diferentes variedades de quinoa cultivadas. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a influência que as condições climáticas exercem sobre o crescimento vegetativo e a duração do ciclo da quinoa (cultivar BRS Syetetuba) semeada em diferentes datas, em Brasília, DF. No experimento 1 foram avaliadas quatro datas de semeadura, a saber: 17/02/14, 14/03/14, 27/03/14 e 11/04/14. No experimento 2 foram utilizadas informações de data de plantio, data de colheita e altura final de plantas de 10 progênies de quinoa, para realização de comparações entre os experimentos. Os índices da cultura avaliados foram número de dias para a floração; número de dias para a maturação; altura das plantas e índice de colheita. Os cálculos utilizados para avaliar as características fenológicas da cultura da quinoa foram a somatória de graus-dia e o cálculo para a determinação do fotoperíodo da quinoa. Os experimentos foram conduzidos na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília. Os resultados indicaram que a data de semeadura teve influência no número de dias para a floração, número de dias para a maturação e altura das plantas. A maior altura de plantas foi obtida na primeira época semeadura. Em relação ao índice de colheita (IC), a segunda e última datas de semeadura obtiveram o melhor desempenho. A primeira e segunda datas de semeadura foram as parcelas que mais acumularam unidades térmicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons